20,13 – Purgatório

20,13 - Purgatório20,13 – Purgatório é o segundo filme (depois de Inferno) de uma trilogia que o realizador português faz sobre a guerra do Ultramar e vai buscar o título a um versículo da Bíblia que estará na origem de um dos mistérios da história.

SINOPSE

Guerra do Ultramar, Norte de Moçambique, 24 de Dezembro de 1969. Uma patrulha percorre a picada, de regresso ao aquartelamento, trazendo um prisioneiro. Estão cansados, avançam sob um calor sufocante, estão desejosos por chegar e têm um dos seus ferido.

Avizinham-se também as festividades, para matar por umas horas a saudade e iludir a tristeza de estar longe, da guerra. Contam que terão uma noite em paz, sem tiros, dado o costume da trégua tácita em noite e dia de Natal. Mas não será uma noite tranquila. A mulher do Capitão vem passar o Natal e é visível o mal-estar entre os dois. O prisioneiro aparece morto durante a noite e um dos soldados também. E sem se saber porquê, começam a ser bombardeados por todos os lados.

Uma noite em que a violência da guerra se sobrepõe à violência das paixões e um alferes, que tem de defender uma guerra na qual não acredita, tenta encontrar fios de lógica e desvendar os segredos dos inexplicáveis acontecimentos da noite.

FICHA TÉCNICA

Realizador: Joaquim Leitão | Género: Drama, Guerra
Ano: 2006 | Data da estreia: 2006-12-21 | Classificação: M16
Com: Marco D’Almeida, Adriano Carvalho, Angélico Vieira

À Venda na FNAC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.