Julgamento

JulgamentoUma nova tentativa do realizador de Jaime chegar ao grande público e conseguir um tipo de êxito que nada ficasse a dever aos produtos que chegam de fora.

SINOPSE

A história de Jaime Ferreira, um professor universitário alcoólico e atormentado, que um dia se vê confrontado com o seu maior sonho e o seu pior pesadelo: encontrar o inspector da PIDE que, durante a ditadura de Salazar, o prendeu, torturou e matou Marcelino, um dos seus camaradas. É num julgamento em que a sua filha Catarina é advogada de defesa, que Jaime reconhece no arguido o homem que durante todos estes anos assombrou as suas memórias. Confrontado com este facto inesperado e perturbador, partilha a sua descoberta com Joana, a filha de Marcelino, com quem mantém uma relação algo tumultuosa, e com dois amigos dos tempos da luta antifascista, Miguel e Henrique. Perante a insistência do sequestrado, que nega sempre ser quem eles pensam, Jaime e Miguel vão aumentando a intensidade dos meios que usam para extrair as informações que pretendem. Da intimidação e pressão psicológica passam, quase sem dar por isso, para a violência física, cruzando a barreira que separa os torturados dos torturadores. Pouco a pouco vão-se esbatendo as fronteiras entre a justiça e a vingança, os ideais e o olho-por-olho, o certo e o errado, num crescendo de tensão que pões à prova amizades, relações e fidelidades.

FICHA TÉCNICA

Realizador: Leonel Vieira | Género: Drama
Ano: 2007 | Data da Estreia: 2007-11-10 | Classificação: M12 | Duração: 120 min
Com: Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano, Júlio César

1 Comentário em “Julgamento”

  1. Cinema Português,

    Está aberta oficialmente a primeira edição do Cinema Sites Awards. O grande objectivo deste galardão é premiar, e em certa medida, celebrar aquilo que melhor se faz nos mais variados sites de cinema portugueses e estrangeiros. O que vos vai ser pedido é que votem até ao dia 15 de Janeiro no vosso site preferido. Na barra lateral direita do blog têm a zona da votação, sendo os resultados posteriormente anunciados a 16 de Janeiro.

    O Ante-Cinema convida o Cinema Português a participar nesta eleição, no link em baixo:

    http://ante-cinema.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.