Futebol de Causas

Foi apresentado ontem em Coimbra o DVD do documentário Futebol de Causas, do realizador Ricardo Antunes Martins, uma produção da Persona Non Grata Pictures.
O filme, que conta já com um percurso invejável por uma série de festivais, é editado agora em formato DVD com um apetecível conjunto de extras, entre os quais entrevistas não utilizadas e declarações inéditas, e pode ser adquirido directamente aqui.

SINOPSE
O regime ditatorial vigente em Portugal, estendeu-se durante grande parte do século XX.
Coimbra, como grande pólo universitário, viveu momentos de grande tensão e inconformismo, nos quais o seu movimento académico de grande mobilização e agitação, acabaram por desencadear e espoletar socialmente o espírito da necessidade colectiva de fazer cair o regime.
Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos ideais revolucionários e reivindicativos académicos residiu na sua equipa de futebol, a Associação Académica de Coimbra, como forma de fazer chegar a mensagem e consciencializar o maior número de pessoas.
A Académica transformou-se numa bandeira viva da luta estudantil e deu voz ao acordar de um pouvo, sendo o seu ‘toque a reunir’.
Foi de resto com o luto académico, em plena ‘crise de 69’, que se viveu o ponto mais alto da posição de força estudantil com a presença da Académica na final da Taça de Portugal, na qual os jogadores, também eles estudantes e parte activa na militância da causa estudantil, aderiram ao projecto, tornando aquela final no Estádio Nacional no maior comício de sempre contra o regime.
Este documentário pretende mostrar o movimento estudantil e crises académicas pelo ponto de vista dos jogadores da Académica e a forma como estes contribuíram e se envolveram na luta enquanto estudantes e Homens.
As figuras centrais do documentário serão concomitantemente os dirigentes estudantis e os jogadores da década de 60, directamente envolvidos no processo.

FICHA TÉCNICA
Realizador: Ricardo Antunes Martins | Género: Documentário
Ano: 2009 | Data da Estreia: n/d

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.