O Cinema Português regressa a Nova Iorque

BAMcinématek apresenta Sound and Fury: Recent Portuguese Cinema, Dez 1 e 3/6

A 1 de Dezembro e entre 3 e 6 de Dezembro, a BAMcinématek apresenta Sound and Fury: Recent Portuguese Cinema. Nos 11 filmes incluídos no programa desta Mostra estão Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes, Mistérios de Lisboa, de Raul Ruiz, Morrer Como um Homem, de João Pedro Rodrigues, O Barão, de Edgar Pêra, A Espada e a Rosa, de João Nicolau, A Zona, de Sandro Aguilar e, ainda, deste último realizador, as curtas-metragens Corpo e Meio, Remains, Arquivo, Voodoo e Mercúrio.

Esta Mostra será apresentada em complemento do Festival Next Wave, da BAM, este ano dedicado ao Fado (Tudo isto é Fado, 2 e 3 de Dezembro). Sound and Fury: The Recent Portuguese Cinema destaca filmes que prosseguem a tradição do cinema português de romper com as tradicionais estruturas narrativas. Na sua longa e rica história do cinema, Portugal tem consistentemente produzido alguns dos mais ousados e singulares filmes da História do Cinema mundial, como é bem ilustrado nos filmes apresentados em Sound and Fury, tanto a nível formal como no plano estilístico ou estético. Trata-se de “arte no cinema”, no seu sentido mais rigoroso , por ser “desprovida de quaisquer obrigações comerciais”, tal como é citado por Florence Almozini, Directora de Programação da BAMcinématek.

A BAMcinématek, ao longo dos últimos 10 anos, tem sido uma montra privilegiada do cinema português, em Nova Yorque. Em 2001, apresentou Love and Perdition: The Past and the Present in Portuguese Cinema, uma retrospectiva com a exibição de  34 filmes, abrangendo um período desde o cinema mudo até à idade moderna. Em 2008, homenageou os 100 anos de idade do realizador Manoel de Oliveira, com uma retrospectiva quase integral da sua obra. Em 2010, a retrospectiva The Next Director foi dedicada a João Pedro Rodrigues. Ainda em 2010, com Perverse Poet, exibiu todas as longas-metragens de João César Monteiro. Foi, também, a primeira instituição a exibir, nos Estados Unidos da América, filmes do realizador Pedro Costa.

Sound an Fury: The Recent Portuguese Cinema é uma Mostra co-programada pela BAMcinématek e por António Pedroso.

Síntese programática extraída do press release da BAMcinématic.
Programa e calendário:

Dez 1 (Quinta-feira)
O Barão (105 min) 2011 – Edgar Pêra / Estreia nos EUA
4:30, 6:50, 9:15pm
———- // ———-
Dez 3 (Sábado)
A Espada e a Rosa (145 min) 2010 – João Nicolau  / Estreia nos EUA
6pm
Morrer Como um Homem (133 min) 2009 – João Pedro Rodrigues
9pm
———- // ———-
Dez 4 (Domingo)
Mistérios de Lisboa (272 min) 2010 – Raul Ruiz
2, 7:30pm (15 min de intervalo) OR
———- // ———-
Dez 5 (Segunda-feira)
Aquele Querido Mês de Agosto (147 min) 2008 – Miguel Gomes
6, 9pm
———- // ———-
Dez 6 (Terça-feira)
A Zona (99 min) 2008 – Sandro Aguilar / Estreia nos EUA
6:50pm
Curtas-metragens de Sandro Aguilar
(Corpo e meio (25 min) 01, Remains (12 min) 02, Voodoo (30 min) 10, Mercúrio (18 min) 10, Arquivo (19 min)
9:15pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.