A Academia Portuguesa de Cinema foi criada oficialmente no passado dia 8 de Junho. Neste momento a instituição, que assume a forma jurídica de associação, encontra-se em fase bastante embrionária, embora comece já a dar os primeiros passos no sentido da promoção, divulgação e afirmação do Cinema Português.
Se por um lado já é possível enviar as propostas para poder fazer parte do projecto enquanto membro, a Academia está também a levar a cabo uma iniciativa para encontrar o nome dos futuros prémios do cinema português que pretende instituir num futuro próximo.
Portugal passa assim a contar, à semelhança de muitos países europeus e dos Estados Unidos, com uma Academia de Cinema que possa representar de forma digna a sétima arte nacional.
Em seguida reproduzimos o comunicado emitido pela Comissão Pró Academia:
Comunicado
Caros Colegas,
é com muita satisfação que informamos que na passada sexta-feira, 8 de Julho foi oficialmente constituída a Academia Portuguesa de Cinema – Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas.
Foi o culminar de um longo processo que envolveu o trabalho e a colaboração de muitas pessoas. Acreditamos ter justas razões para orgulho e comemoração neste momento tão especial.
Mais uma vez obrigados a todos pelo vosso inestimável contributo.
Com votos de bom trabalho, os melhores cumprimentos,
Comissão Pró Academia
“A academia promove e apoia o cinema português em toda a sua diversidade.”