Leonel Vieira, realizador de, entre outros, Zona Jota, volta ao grande écran com este Arte de Roubar, um filme com uma particularidade bastante interessante: os diálogos são todos em americano. Em americano, não em inglês!
SINOPSE
Chico e Fuentes são dois amigos que vivem de pequenos roubos, golpes e contos do vigário. Apesar de Chico se considerar um mestre do crime, quase todos os planos engendrados acabam por falhar. Ambos viveram a maior parte da vida nos EUA, Chico é emigrante português e Fuentes é espanhol. Uma vez que já estão “queimados” por terra do Tio Sam decidem vir para a Europa em busca do golpe perfeito. Portugal é o local perfeito devido às raízes lusas de Chico.
Já em Portugal e depois de nova tentativa de assalto, fracassada, à praça de touros de uma pequena localidade rural, onde Chico escapa com uma orelha cortada; os dois amigos são contactados por um velho e estranho Mordomo, Augusto, que os contrata para assaltar uma Quinta. Quinta essa que pertence a uma Condessa para quem ele trabalha há mais de trinta e cinco anos.
O objectivo do roubo é um quadro de naturezas mortas – As Pêras de Saint Rémy de Vincent Willem, aliás Vincent Van Gogh, no valor de cinco milhões de euros .
Desta vez o plano parece perfeito – Chico acredita que finalmente vai concretizar o seu maior sonho; dar o último golpe, escrever o seu nome na enciclopédia do crime. Mas o destino tem outros planos.
Ficha Técnica
Realizador: Leonel Vieira | Género: Comédia / Thriller / Acção / Crime
Ano: 2008 | Data Estreia: 2008-11-06 | Duração: 118 min
Com: Ivo Canelas, Enrique Arce, Nicolau Breyner, Soraia Chaves, Flora Martinez, Magüi Mira, Aldo Lima, Almeno Gonçalves, Daniella Faria, José Raposo, Marco Horácio, Olavo Bilac, Pedro Tochas
grande filme…parabens.